Apresentação

ACERCA DO BLOGUE

Blogue que expressa de forma séria, ou nem tanto quanto isso, opiniões e divagações de temas tão diversos como jogos, artes digitais, cinema, música, banda-desenhada, literatura, animação, entre outras coisas que possam eventualmente surgir na minha cabeça. O objectivo é, após reflectir um pouco sobre um assunto, dar a conhecer ao Mundo a minha opinião sobre o mesmo, podendo dessa forma transmitir os meus ideais e quem sabe vir a influenciar outros através da palavra.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Minhas influências - Rumiko Takahashi, "A princesa do Manga."

Tinha eu dezoito anos quando a SIC radical começou a passar um anime intitulado Urusei Yatsura Lum. Calhou por acaso estar a fazer zapping e ver o primeiro episódio. Fiquei tão apaixonado pela série, que a partir desse dia, vi de forma quase religiosa todos os episódios que passaram. A "paixão" era tal, que sempre que por algum motivo não podia ver um episódio, punha a gravar numa VHS para ver mais tarde e se não conseguisse, via toda a repetição da mesma que dava aos fins-de-semana e na madrugada de cada dia. Sim eu sabia as horas em que era emitida de cor. Essa foi a primeira vez que entrei em contacto com uma das obras de Rumiko Takahashi, mais conhecida como a princesa do Manga.

Rumiko Takahashi no ínicio da sua carreira.


Nascida a 1957 em Niigata, Japão. Mostrou-se desde cedo mais interessada que as raparigas da sua idade no Manga, mas sabendo das dificuldades que existem no Japão de se conseguir ter uma carreira como Mangaka. Considerava os desenhos que fazia apenas um hobby nunca pensando em seguir este género de carreira. Até que mais tarde enquanto frequentava a Universidade, ingressou na escola de Manga Gekiga Sonjuku  fundada por Kasuo Koike, conhecido por séries como Lone Wolf e Cub, que acabou por influenciar de forma determinante o seu estilo. Terminada a faculdade teve de tomar a difícil decisão de procurar trabalho, ou tentar arriscar a sua sorte como artista. Contra a opinião dos seus pais e arriscando-se a nunca vir a conseguir emprego decidiu tentar a sua sorte num Mundo, praticamente dominado por homens na altura. Acabando por se vir a tornar numa das mais bem-sucedidas artistas Japonesas de todos o tempos.

O seu primeiro trabalho foi publicado na revista Shonen Sunday, Urusei Yatsura. Um Manga cheio de personagens marcantes e únicas onde as relações entre as mesmas são sempre mais complicadas que o que parecem. Aliás diria que essa é a grande característica de Rumiko e aquilo que provavelmente tanto me marcou em todos os seus trabalhos. As personagens não se prendem a clichés nem agem de forma "normal". São personagens únicas, com sentimentos únicos. Que se relacionam uns com os outros de formas muitas vezes inesperadas, fazendo com que todo o Universo em que vivem, embora muitas vezes disfuncional e talvez por isso mesmo, pareça um Universo mais real do que o de muitos outros trabalhos semelhantes. Além disso a sua criatividade e ousadia, permitem-lhe muitas vezes criar obras de arte que se relacionam com as pessoas de formas que normalmente não se esperaria, falando de temas muitas vezes tabus ou nunca antes explorados. Eu diria que o seu trabalho é tão bom e tão profundo que deixa nas pessoas a vontade de conhecerem aquelas personagens e viverem um pouco naqueles fantásticos mundos em que tudo parece possível e ao mesmo tempo estranhamente credível.

Capa do primeiro volume de Urusei Yatsura Lum (1980) de Rumiko Takahashi.


Por tudo isso Rumiko Takahashi é sem dúvida alguma o Mangaka que mais me impressionou. Não só porque todas as suas histórias são na minha opinião brilhantes e me conseguem sempre marcar de forma muito própria, sendo capazes de me fazer apaixonar pelas mesmas e pelas personagens que nelas habitam. Como para além do seu trabalho fantástico e de enorme sucesso, é também um excelente exemplo de profissionalismo e dedicação, mostrando em várias entrevistas que o que lhe dá mais prazer é fazer as pessoas sonharem com os seus trabalhos. Abdicando para isso da sua própria felicidade já que nunca casou, ou até mesmo de algum tempo para si, pois apesar de ser uma das artistas mais ricas do Japão, trabalha muitas vezes em mais do que um Manga ao mesmo tempo, abdicando de férias e de um simples tempo para passear.

Em baixo podem-se ver alguns exemplos dos seus trabalhos.

Urusei Yatsura Lum (1980).
Momento em que Ataru Moroboshi conhece Cherry pela primeira vez, um monge que lhe diz constantemente o quão azarado ele é. O que normalmente acaba em situações extremamente más para Ataru.

Imagens de Maison Ikkoku, considerado por muitso como a melhor história romântica  num Manga.



One Pound Gospel (1989).
História que conta as aventuras de um pugilista que tem dificuldades a controlar o seu peso e que está apaixonado por uma freira. Abordando temas católicos algo muito pouco usual no Japão, onde as religiões dominantes são o Budismo e o Shintoismo.
Mermaids Saga (1984).
Um trabalho mais curto mas ao mesmo tempo mais maduro e sombrio. Claramente influênciado pelo estilo do seu mentor.
Rumic Theather (1984).
Série de contos curtos.
Ranma 1/2 (1987).
Primeira aventura de Rumiko no género das artes marciais. Tinha como protagonista um rapaz que mudava de sexo quando era molhado com água fria. Sendo o primeiro manga a abordar tão bem o tema dos géneros nos sexos.
Rumic World (1980).
Primeiras histórias publicadas da autora que viriam dar origem a Urusei Yatsura.
Inuyasha (1996).
Um dos mais conhecidos trabalhos da autora, também dos mais violentos e o primeiro a introduzir um vilão.

Kyoukai no Rinne (2009).
O mais recente trabalho da autora, que ainda continua em produção.

Referências:

http://www.furinkan.com/encyclopedia - Site dedicado à artista com várias informações e entrevistas da mesma.



http://mangafox.me/manga/urusei_yatsura - Aqui pode-se ler Urusei Yatsura, o primeiro trabalho de Rumiko online.


http://mangafox.me/manga/maison_ikkoku - Aqui pode-se ler Maison Ikkoku.


http://mangafox.me/manga/one_pound_gospel - Aqui pode-se ler One Pound Gospel.


http://mangafox.me/manga/rumic_theater - Aqui pode-se ler Rumic Theather.


http://mangafox.me/manga/ranma_1_2 - Aqui pode-se ler Ranma 1/2.


http://mangafox.me/manga/inuyasha - Aqui pode-se ler InuYasha.


http://mangafox.me/manga/rumic_world - Aqui pode-se ler Rumic World ainda em produção.


http://mangafox.me/manga/kyoukai_no_rinne - Pode-se seguir Kyoukai no Rinne, o mais recente trabalho da autora ainda em produção.

1 comentário:

  1. Excelente artigo, Rumiko Takahashi é sem dúvida uma das melhores mangakas e os seus romances são todos de topo. Também sou do tempo da Lum na Sic Radical e desde então que me apaixonei pelos seus trabalhos.

    ResponderEliminar